H.POT - HIV multilingual info Japan

OLÁ

Informação para as pessoas que se encontram no Japão!
O site [HIV mapa] traz informações gerais sobre HIV/AIDS em português, que podem ajudar na vida sexual de pessoas bissexuais e gays.

O que é HIV?

O HIV é um vírus que causa danos ao sistema imunológico humano e AIDS é o estado mais avançado desta infecção. Se contrai quando os fluidos corporais como o sêmen, sangue, líquido seminal e vaginal de uma pessoa infectada, penetram no corpo da outra através da membrana mucosa e ou feridas. Uma das principais formas de transmissão do HIV ocorre devido a relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha) e compartilhamento de seringas e agulhas sem a devida esterilização. A transmissão não ocorre na vida diária pelo uso comum de utensílios domésticos e toalete.

O que é AIDS?

A AIDS é o estado mais avançado da infecção causada pelo HIV. Deixar passar anos sem tratamento após se contagiar com o HIV, faz com que o sistema imunológico vá se debilitando gradualmente e acabe ficando suscetível a inúmeras enfermidades. A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico deixando o organismo vulnerável a infecções oportunistas. Neste estado de vulnerabilidade e sem um tratamento adequado, o risco de morte se torna extremamente alto.

Propagação do HIV no Japão

No Japão, desde 2007, são em torno de 1.500 pessoas por ano, que descobrem que estão infectadas pelo HIV. Uma das principais causas da infecção é o sexo entre homens. Entre os estrangeiros que se encontram no Japão, o aumento é também devido ao sexo entre homens. Como a infecção pelo HIV é detectado somente através do teste sanguíneo, muitos podem estar infectados sem se dar conta. Por este motivo, pensa-se que o número real de pessoas infectadas pode ser bem maior.

Como se prevenir contra o HIV?

Para se prevenir a infecção pelo HIV, recomenda-se o uso de camisinha. No caso do sexo anal, há risco de infecção tanto pela penetração como pelo contato. No caso de sexo oral, há o risco de infecção da pessoa que recebe a penetração do órgão genital na boca. Para garantir um sexo seguro, recomenda-se o uso de camisinha. Para as pessoas que estão infectadas com sífilis, herpes, clamídia entre outras doenças sexualmente transmissíveis, há um risco maior de se infectar com HIV. Procure fazer os testes para as doenças sexualmente transmissíveis periodicamente. Caso perceba um dos sintomas destas doenças consulte uma instituição médica.

Como saber se está infectado pelo HIV?

Há casos em que de 2 a 4 semanas após a infecção pelo vírus do HIV aparecem sintomas semelhantes ao de Influenza, mas há casos de pessoas assintomáticas. Como somente pelos sintomas não é possível saber se está infectado ou não, é necessário fazer o teste sanguíneo para ter certeza da infecção. Mas lembre-se que os testes feitos logo após um sexo com possibilidade de transmissão, não acusa um resultado correto. Para se ter um resultado correto pede-se que faça o teste de 2 a 3 meses após o possível contágio. Já para os homens que fazem sexo com homens, aconselha-se um exame periódico para HIV.

Onde e qual é o procedimento para se fazer o teste de HIV ?

O teste para HIV pode ser feito em postos de saúde pública , de forma gratuita e anônima. A sua privacidade será estritamente mantida em sigilo, não sendo necessário dar nome, endereço ou telefone. Como nem todos os postos de saúde oferecem atendimento em idioma estrangeiro, aconselha-se entrar em contato com NPOs que atendem em idioma estrangeiro para consulta telefônica e/ou envio de intérpretes.
O teste pode ser feito também em hospitais e clínicas, mas será cobrado.

Se o resultado do teste for HIV positivo.

Se foi confirmado que é um portador do HIV, poderá ser apresentado a um hospital ou clínica para consulta e tratamento. No Japão, não existe lei que determine a deportação de estrangeiros por serem soropositivos para HIV. As instituições médicas atendem os estrangeiros, independentemente de sua nacionalidade e tipo de visto. Entretanto, as instituições médicas que podem oferecer um atendimento adequado em idioma estrangeiro são limitadas, assim recomenda-se verificar a respeito com o posto de saúde e ou NPO. No hospital ou clínica especializada será feito um exame minucioso para verificar o seu estado imunológico e os procedimentos para o tratamento. Para os estrangeiros com visto de estadia (estudo, trabalho,etc ) para mais de 3 meses, na sua maioria, poderão se inscrever no seguro de saúde do Japão. Procure se informar na empresa ou estabelecimento de ensino a possibilidade de inscrição. Saiba que existe um sistema de subsídio no tratamento para HIV, com o qual pode ter diminuição das despesas médicas. Informe-se com as NPOs ou a assistente social do hospital.

Tratamento para HIV/AIDS

Ainda não existe a cura para a infecção pelo HIV, mas com o desenvolvimento dos medicamentos ( antirretrovirais ) pode-se controlar o aumento do HIV no corpo. Com a ingestão contínua e correta dos medicamentos antirretrovirais, pode–se levar uma vida normal como a que levava antes da infecção. Daí a importância em verificar e saber se está infectado e consultar uma instituição médica periodicamente. Após iniciar o tratamento com os medicamentos é muito importante manter a ingestão diária.
Saiba que, mesmo que a infecção tenha evoluído para o estado de AIDS, é possível recuperar o seu estado de saúde com um tratamento adequado.